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Nosso Projeto

ESPORTE É O CAMINHO

COORDENAÇÃO TÉCNICA E GERAL

Sandro Rosa
 

1.         JUSTIFICATIVA
 

             A falta de oportunidade no mercado formal de trabalho, a disparidade sócio-econômica entre as diversas camadas da sociedade e o desordenado crescimento populacional são apontados como geradores do desequilíbrio social, trazendo conseqüências como o aumento da violência, da criminalidade e do sentimento de insegurança por parte da sociedade. Esses fatores atingem especificamente crianças e adolescentes e, diante disso, torna-se necessário buscar alternativas para diminuir ou até mesmo evitar o envolvimento desse contingente com a criminalidade. Uma delas é o desenvolvimento de projetos que favorecem atividades ocupacionais de cunho educativo, esportivo, lúdico, cultural e profissionalizante. O desenvolvimento das atividades de esporte e lazer são, comprovadamente, instrumentos efetivos para a melhoria da qualidade de vida, da afirmação da auto-estima, do bem-estar, da saúde e para a integração social da população.

             Outro fator que merece solução é a ocupação da criança e do jovem no turno inverso ao da escola, representando a prática do esporte uma ação positiva e de apoio às famílias, capaz de contribuir com a questão pedagógico-cultural da própria escola, afastando-os da rua, reduzindo a evasão escolar e contribuindo para a sua reintegração  social. Através do esporte pode-se conseguir uma melhora significativa nas atitudes do aluno e, por conseqüência,  um melhor aproveitamento escolar, já que ele se sente gratificado por receber uma atenção especial e por conviver em um ambiente diferente daquele do seu dia a dia, muitas vezes reconhecendo que o esporte pode representar uma grande chance em sua vida. Os movimentos naturais de andar, correr, saltar, escalar, etc., próprios do ser humano, podem, através da atividade esportiva, no caso, o jogo do futebol, ser um fator importante na sua vivência e desenvolvimento.

             O esporte é um direito de todos assegurado pela própria Constituição Federal, mas pode ser, também, e é, um verdadeiro programa social, se constituindo em  importante ferramenta na educação e socialização  das crianças, a partir do momento em que auxilia no seu desenvolvimento integral, físico e emocional, e na construção de seus valores éticos e morais. Com isso, os princípios fundamentais do esporte são ampliados da esfera esportiva à social, satisfazendo as necessidades de diversão, movimento e integração das crianças,  fazendo com que estabeleçam laços afetivos espontâneos e indissolúveis ao longo das suas vidas.
 

2. OBJETIVO GERAL

O projeto visa, através do esporte,  auxiliar as crianças e jovens na sua formação, integração e construção da cidadania, auxiliando na inclusão social como elemento aglutinador e eficiente meio de prevenção à marginalização, às drogas e à violência,  se constituindo em um fator de incentivo aos estudos e à redução da evasão escolar.
 

3.  OBJETIVO ESPECÍFICO  

       Promover o incentivo ao desenvolvimento do esporte amador nas comunidades de baixa renda, em especial junto às crianças, auxiliando no resgate da identidade e auto-estima de cada um.  

          4. METAS
 

    Em seu estágio inicial, o Projeto   visa proporcionar a 200 crianças o exercício regular do esporte, em especial, o futebol, atingindo os objetivos específicos propostos .  
 

          5. CLIENTELA

Crianças de 9 a 11 anos, de  famílias de baixa renda, que estejam regularmente matriculadas e freqüentando uma escola.

                       6. METODOLOGIA
 

O projeto se desenvolverá:

·         Utilizando um método de iniciação simplificado do jogo de futebol,  adaptado às capacidades e necessidades das crianças, tendo formação lúdica, com turmas de crianças de 9 a 11 anos, e adequação das características do jogo a esta faixa etária.  

·         Tendo o futebol como estratégia e com foco na ludicidade;

 

·         utilizando-se da multi e da interdisciplinidade das áreas: educação social, saúde, psicologia, nutricional, ...  

·         Priorizando o voluntariado para desenvolvimento das atividades em geral.
 

·         buscando parcerias financeiras e logísticas, como órgãos públicos, instituições de serviços, universidades, clubes, associações esportivas, ...  

·         de forma sistemática, com a formação de turmas no período da manhã e tarde, onde receberão  uma hora/aula cada uma.  

·         com acompanhamento das crianças quanto à sua freqüência e desempenho no projeto.  

·         utilizando o processo “criar um slogan”, como, por exemplo, “aprenda a jogar o jogo” ou “jogar é saúde”, ...,  e com o conceito do “fair play” (jogo limpo).  

·         com a obrigatoriedade de freqüência de 75% ao mês em relação às sessões desenvolvidas.   

          7. INFRAESTRUTURA FÍSICA  

Serão utilizadas as instalações xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.  

          8. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO  

Os candidatos deverão estar dentro da faixa etária estipulada, qual seja, de 9 a 11 anos de idade, residir nas proximidades e estar regularmente matriculada em uma escola.

A inscrição deverá ser feita na sede do clube pelos pais.   

          9.SISTEMAS DE AVALIAÇÃO  

Os alunos serão avaliados sob os aspectos de freqüência à escola,  disciplina, respeito ao horário.  

         10. CONTROLE DE FREQÜÊNCIA  

Será exigida a freqüência mínima de 75% das aulas efetivamente ministradas, com controle através de “folha de chamada”.   

         11.CRONOGRAMA
  

FASES DAS AULA

Na nossa escola os Atletas evoluem de uma forma natural cumprindo todas as etapas de formação. Apresentamos de seguida, de uma forma simples as várias etapas deste percurso.

1. Leis / Regras
1.1 Leis
1.2 Regras

2. Técnica de Corrida
2.1 Sem Bola
2.2 Com Bola

3. Técnica de Salto
3.1 Sem Bola
3.2 Com Bola

4. Técnica de Passe
4.1 Passe
4.2 Recepção
4.3 Recepção / Passe
4.4 Remate
4.5 Cabeceamento
4.6 Condução de Bola
4.7 Drible
4.8 Técnica de Guarda Redes


5. Táctica de Base
5.1 Desmarcação
5.2 Posicionamento
5.3 Envolvimentos


6. Jogos
6.1 Competição interna
6.2 Competição com outras escolas
   

12.REGRAS DE FUNCIONAMENTO:  



Dias da Semana:

Horário:

Idade:

3ª e 5ª

09:30 às 10:30

9 à 11 anos

3ª e 5ª

14:30 às 15:30

9 à 11 anos

Sábado

09:00 às 10:15

09 à 11 anos

  
Horário da apresentação: 30 minutos antes, no campo  

Trabalhos realizados


• Alongamento e aquecimento específicos para prática do futebol;


• Fundamentos do futebol ( domínios, passes, condução de bola, cabeceio, chutes a gol);


• Preparação física, posicionamento em campo e regras;


• Treinamento específico para goleiro;


• Jogos coletivos;
   13. RECURSOS MATERIAIS

10 - bolas de Futebol  

22 - jalecos de duas cores (verde/amarelo)  

22 -  camisetas para jogo.  

22 - camisetas passeio  

10 -   cones  

01 -  saco p/carregar os cones  

O projeto busca o apoio de empresas e pessoas que doarão os materiais necessários ao seu desenvolvimento

 
 
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